Miguel Barbosa, em Mitsubishi Racing Lancer, venceu o Ervideira Rali TT, com uma vantagem de 2m10s sobre Carlos Sousa, em carro igual.
Numa prova disputada quase ao segundo pelo dois principais favoritos à vitória final, da prova e da competição, tudo se decidiu somente no quarto final da prova, fase em que Sousa perdeu dois minutos e meio, e com isso qualquer possibilidade de vencer a corrida.
Com este resultado, Miguel Barbosa passa agora a liderar o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, com mais quatro pontos que Carlos Sousa. Pedro Grancha, em Nissan Off Road, foi terceiro, mas longe do duo da frente.
Várias trocas de posição
Ao longo de cerca de dois terços da prova, os pilotos dos Mitsubishi Racing Lancer entregaram-se a uma luta ao segundo, trocando várias vezes de posição, até que, à passagem em CP4, Sousa surgia 2m30 atrás do seu adversário. Tão grande atraso deveu-se a um furo lento que o obrigaria
mesmo a parar para mudar a roda, demorando a operação mais do que era suposto. Nessa altura Sousa estava a andar a fundo e já via o pó levantado pelo adversário. Quem não arrisca, não petisca, e Carlos Sousa arriscou à procura da vitória, furou e perdeu. São assim mesmo as corridas, e os adeptos agradecem o esforço na procura da vitória.
Em face desse percalço, Miguel Barbosa passou a gerir a sua vantagem, garantindo a sua 20ª vitória no Nacional de TT, sendo também a quinta vez que sobe ao lugar mais alto do pódio das provas da S.A.R. Curiosamente, desempatou com Sousa nesse particular. Atrás deles, Pedro Grancha (Nissan Off Road) seguia a corrida sempre com os olhos postos no pódio, esperando que um ou ambos os seus adversários capitulassem durante a sua luta. No final seria o 3º da geral.
Numa jornada com muitas alterações de posições atrás dos homens do pódio (por despique direto ou por desistências), destacaram-se pela positiva os nomes de José Dinis Lucas (4º) e José Gameiro (5º), tendo este último recuperado nove posições na sua Nissan Off Road, já que ao inicio da tarde era 14º classificado. Apesar de um susto final com caixa de transferências e um furo, João Rato foi um incontestado vencedor do Desafio ELF/Mazda, que opôs as ‘pick-ups’ Mazda BT-50. Chegou a rodar em 5º, mas viria a terminar no 6º posto. Paulo Sousa foi 7º e melhor dos T8, à frente de Rui Trindade (8º); Carlos Almeida foi o 9º e melhor dos T2; Mário Raposo que fechou um ‘top-10′ integralmente japonês em termos de viaturas, contabilizando-se 5 Nissan, 4 Mitsubishi e 1 Mazda.
Miguel Campos estreou-se no TT
Referência ainda para a estreia de Miguel Campos, um ‘habituée’ dos ralis que terminou esta sua prova de estreia do Nacional de TT na 24ª posição, e para o húngaro Lonyai Pal, organizador da Baja da Hungria, que chegou a ser 9º, mas problemas no último setor relegaram-no para o 17º lugar final. Paralelamente, registe-se a vitória de Jorge Coutinho/José Carlos (Mitsubishi Pajero) na Promoção, integrando um grupo de pilotos que apenas disputou a fase matinal deste rali TT.
A palavra aos pilotos
Miguel Barbosa: “Estou naturalmente satisfeito por, finalmente, voltar às vitórias. Vencemos após uma luta com o Carlos, que esteve sempre muito rápido. Gostei muito das pistas e do traçado escolhido pela organização que também esteve em muito bom plano. Os meus parabéns para eles!” Carlos Sousa (2º classificado): “Acabámos por deixar escapar a vitória devido ao furo lento que tivemos, que nos fez parar para trocar o pneu, numa operação em que nos acabámos por queimar com as porcas da roda, pois a temperatura era muito elevada. Temos que dar os parabéns ao Miguel pela vitória, sendo que quanto a nós vamos continuar a tentar ganhar nas próximas provas. Mostrámos que estamos ‘vivos’, não estamos surpreendidos com o que temos feito porque nos sentimos folgados e com confiança para atacar. Temos campeonato!”
Pedro Grancha: “O meu carro é inferior aos Mitsubishi, sendo por isso impossível chegar aos da frente. Assim sendo, para mim este resultado é quase uma vitória. À tarde limitei-me a controlar o andamento em função de quem me seguia. Vou fazer o campeonato todo mas sei que sei que só com o azar dos outros é que poderei fazer melhor”.
João Rato (1º Desafio ELF/Mazda): “Estou visivelmente muito feliz por esta minha vitória no Desafio ELF/Mazda, mas foi duro, muito duro! Foi muito dura esta secção da tarde, tal como tinha sido a de manhã, com alguns problemas de transmissão. Nesta segunda volta tivemos um furo e problemas com a caixa de transferências, situações que nos fizeram perder algum tempo. Tirando isso, estava muito quente dentro da BT-50″.
Paulo Sousa (1º T8): “Foi uma prova muito dura e por isso esta é uma vitória muito saborosa. Duas provas, outras tantas vitórias, colocam-nos numa excelente posição no nosso objectivo de revalidação do título. Uma palavra de parabéns aos nossos adversários, que nos deram muita luta, e outra de agradecimento aos nossos preparadores – Prolama – que nos confiaram um carro muito fiável e que nos permite, em cada prova, alcançar esses nossos objetivos”.
Carlos Almeida (1º T2): “Estou muito satisfeito com a vitória, embora saiba que beneficiámos do abandono de alguns pilotos, mas isso são situações de corrida que também já nos aconteceu no passado. Era, por isso, algo que já esperávamos que pudesse vir a acontecer. Parabéns à organização pela divulgação que fez da prova, já que em todo o lado se falava do Ervideira Rali TT e isso revelou-se através do muito público que assistiu à prova”.
Classificações*
Classificação Geral Final (provisória*)
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer (1º T1), em
4h08m07,1s
2º Carlos Sousa/Luis Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer, a 2m10,0s
3º Pedro Grancha/Vitor Jesus – Nissan Off Road, a 11m43,2s
4º José Dinis Lucas/Luis Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 28m34,5s
5º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Off Road, a 41m49,8s
6º João Rato/José Motaco – Mazda BT-50 (1º Desafio ELF/Mazda), a 46m55,7s
7º Paulo Sousa/João Santos – Mitsubishi Pajero (1º T8), a 47m07,0s
8º Rui Trindade/Bruno Portugal – Nissan Proto V6, a 48m42,8s
9º Carlos Almeida/Ricardo Mendonça – Nissan Pathfinder (1º T2), a 53m01,1s
10º Mário Raposo/Pedro Cação – Nissan Navarra 4×4, a 54m51,3s
…
(27 equipas classificadas)
Classificação Geral Final – Promoção (provisória*)
1º Jorge Coutinho/José Carlos – Mitsubishi Pajero, (1º ProCLA), 2h41m28,7s
2º Vitor Belejo/Sergio Belejo – Nissan Terrano II, a 1m18,3s
3º Paulo Monteiro/Artur Gonçalves – UMM Alter Troféu, a 1m43,1s
4º Edgar Moio/João Penedo – Nissan Terrano II (1º ProNULL), a 12m03,2s
…
(9 equipas classificadas)
info Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário